Registo

Dicas de segurança para a viagem

A sua segurança é uma prioridade para a Infralobo

Planeie a sua rota

Escolha a rota mais acessível para andar de bicicleta: veja o Mapa ou use a Aplicação Móvel e escolha o seu itinerário ideal. O caminho mais curto nem sempre é a melhor opção, mas o mais seguro sim.

Inspeccione a sua bicicleta

As Smart Bikes by Infralobo têm um grande nível de utilização. É importante confirmar se a bicicleta que vai usar se encontra nas melhores condições.

 

Examine o ecrã da bicicleta para saber quanto tempo de bateria lhe resta ou a distância. Pressione o botão da buzina para ver esta informação, quando a bicicleta ainda está trancada.

 

Garanta que a altura do selim está ajustada ao seu tamanho, levantando ou baixando-o, se necessário.

 

Confirme a pressão dos pneus. Aperte o pneu ou pressione ligeiramente a bicicleta para baixo para perceber se o pneu tem a pressão adequada.

 

Assegure-se de que ambos os travões funcionam corretamente. Aperte os travões e veja se a roda deixa de rodar.

 

Se está a usar a bicicleta durante a noite, certifique-se de que tem as luzes acesas.

 

Se reparar em alguma anomalia ao retirar a bicicleta, devolva-a de imediato e retire outra.

 

Se surgir algum problema durante a viagem e não for possível devolver a bicicleta, encoste e contacte-nos através do 289 352 430.

 

Utilizar a bicicleta como transporte de uso pessoal.

 

Durante o período de utilização, a circular exclusivamente na área da INFRALOBO, respeitando sempre as normas definidas pelo Código da Estrada, utilizar as vias públicas ou outras infraestruturas adequadas e parquear a bicicleta nas estações.

Use capacete

O capacete é um equipamento de segurança de extrema importância quando anda de bicicleta. Ao utilizá-lo reduz a probabilidade de uma lesão na cabeça, caso tenha algum acidente.

 

Escolha um modelo e tamanho apropriado à sua cabeça. Leve o tempo necessário para o ajustar corretamente. Depois de apertado, não deve ficar frouxo na cabeça. De modo a manter o conforto, o limite de espaço entre a cabeça e o capacete é de dois dedos.

Respeite o Código da Estrada

Cumpra as regras da estrada, respeitando todos os sinais e marcações de trânsito.

 

Sempre que possível conduza pelas vias destinadas às bicicletas.

 

Respeite os sinais de trânsito e tente comportar-se sempre de forma previsível.

 

Durante o período de utilização, estacione a bicicleta em zonas adequadas e seguras, respeite sempre as normas definidas pelo Código da Estrada e utilize apenas as vias públicas ou outras infraestruturas adequadas e definidas pela INFRALOBO.

Seja cuidadoso e civilizado

Quando conduzir na via pública, mantenha uma distância de segurança em relação aos outros veículos.

 

Mantenha 1 metro de distância dos carros estacionados, esta é uma distância segura caso alguma porta se abra inesperadamente.

 

Torne-se visível e não conduza demasiado perto dos passeios, de forma a manter a capacidade de manobrar a bicicleta e evitar acidentes.

 

Esteja atento aos peões e preveja as suas intenções, pois estes são mais vulneráveis do que os ciclistas.

 

Quando precisar de ultrapassar outros ciclistas faça-o sempre pelo lado esquerdo. Pode avisá-los da sua intenção de passar (Por exemplo: “Atenção à esquerda!”).

 

Preste atenção a todos os obstáculos na estrada. Buracos, tampas de esgoto e carris podem ser perigos para os ciclistas. Quando atravessar uma linha de ferro, faça-o num ângulo de 90º, de forma a não escorregar.

Seja previsível

Não faça paragens ou guinadas repentinas e assegure-se de que assinala devidamente as suas intenções, através de gestos apropriados.

 

Dê sinal quando tiver intenções de parar, abrandar ou mudar de direção.

 

Antes de mudar de direção, olhe sempre para trás, na direção que vai seguir, de forma a garantir que nenhum veículo se aproxima.

 

Assegure-se de que o seu sinal foi entendido, estabelecendo contacto visual com os outros.

 

É expressamente proibido ao utilizador:

  1. Estacionar outro veículo que não seja a bicicleta do sistema, nas estações do “Infralobo Smart Bike”;

  2. Abandonar injustificadamente a bicicleta, sob pena de ficar inibido de utilizar o sistema pelo período de 1 ano e de compensar a INFRALOBO no valor de €2.500,00;

  3. Transportar passageiros na bicicleta incluindo crianças e animais.

  4. A desmontagem e/ou manipulação parcial ou total da bicicleta;

  5. Conduzir a bicicleta quando se encontrem em estado de demência, embriaguez ou sob a influência de estupefacientes.

  6. É proibido a utilização de bicicletas para fins lucrativos ou comerciais.

  7. É igualmente proibido a utilização de bicicletas em terrenos ou em condições inapropriadas para o efeito, como escadas, ladeiras, campos de terra, rampas, praia, etc.

  8. É proibido o transporte de objetos suscetíveis de prejudicar a condução ou constituir perigo para a segurança de pessoas e bens ou embaraço para o trânsito.

 

6.3. A inobservância de qualquer das disposições do presente contrato implica a exclusão imediata do utilizador do sistema de bicicletas de uso partilhado.

 

 

 

Bewegen